Um passo a passo para organizar os posts do instagram e manter consistência

Devido ao meu contato diário com pessoas que estão profissionalizando a sua marca, eu vejo como muitas pessoas desejam criar mais conteúdo no Instagram pois reconhecem a importância de uma forte presença digital. No entanto, elas se sentem perdidas nesse processo. Por isso, hoje vou compartilhar com você algumas etapas importantes que converso com meus clientes e que aplico na minha marca para você mapear uma estratégia e organizar seus posts no Instagram mantendo consistência.

 

1. Entenda o seu perfil: why, what and who

Depois que eu assisti o TED do Simon Sinek, em qualquer projeto que me envolvo início com perguntas (why, who and what). Por isso, quando comecei a me dedicar ao meu Instagram, antes mesmo de iniciar os posts eu parei e as respondi. Convido-lhe a fazer o mesmo. Elas vão lhe dar um direcionamento sobre o que postar, de como buscar temas para falar e de como manter a sua vontade de postar. As perguntas são:

WHY: por que você está começando no Instagram? 

Aqui pode ser o seu diário, para influenciar pessoas, por paixão a um tema ou como estratégia de marketing da sua marca. Acredito que o segredo é equilibrar o encontro entre o seu “porquê profissional” e o seu "porquê pessoal”.

WHO: para quem você está postando? 

Descreva  quem é o seu público, iniciando de forma mais abrangente e depois detalhando sobre eles. Eles podem ser influencers, marcas, possíveis clientes, amigos e família, etc. Busque detalhar ao máximo as características do seu público e definir quais são os conteúdos que eles querem ver. Defina os interesses principais e os secundários.

WHAT: o que você vai postar?

Agora que você já respondeu às duas perguntas anteriores, fica mais fácil responder esta aqui. Defina qual é o foco principal do seu Instagram, sobre o que ele será. Amplie este assunto para temas que envolvem este contexto. 




2. Define os seus “pilares de conteúdo”

Defina quais serão os tópicos fundamentais do seu conteúdo. Vou utilizar o meu como exemplo: hoje eu faço posts sobre 1. teoria e curiosidades no design 2. projetos que realizei 3. minha experiência como empreendedora. Definir os pilares de conteúdo vai te ajudar a manter uma estrutura e além de beneficiar o algoritmo do Instagram que “sabe para quem exatamente enviar o seu conteúdo".

Além disso, pessoas que entenderem rápido sobre o que é o seu Instagram terão mais chances de lhe seguir do que as que chegam e ficam confusas sobre quem você é, o que faz e o que compartilha. Os pilares de conteúdo ajudam, e muito, o contextualizar o seu perfil para quem está chegando. 



3. Pesquise referências

Vejo que muitas pessoas têm medo de pesquisar concorrentes e referências porque isto dá a entender que vamos copiá-los. Não é isso. Precisamos analisar o que os concorrentes estão fazendo para entender o que é comum no meio, o que eles fazem que funciona, e o que eles fazem que não funciona. A partir desta análise podemos seguir para o principal: como vamos nos diferenciar deles?

Quando estiver nesta etapa sugiro abrir um PowerPoint e ir colando print dos perfis que você analisou. Observe quais posts fazem mais sucesso para o seu público, quais tiveram mais likes ou comments, quais são os pilares de conteúdo deles, há quanto tempo estão fazendo isso.



4. Organize os seus posts

Agora é hora de reunir todas as diretrizes de conteúdo que encontramos até aqui e começar a produzir os posts. Uma dica que considero extremamente importante é: mantenha o processo simples e não se preocupe em manter tudo perfeito. 

Acredito que existem dois caminhos a seguir nesta etapa: uma abordagem programada ou uma abordagem reativa. Na primeira opção você tem todos os seus posts já definidos e prontos para o próximo mês, na segunda você posta de forma mais reativa às conversas e temas que estão acontecendo no seu meio. 

Para quem está começando, sugiro iniciar com a primeira opção até você se adaptar ao ritmo de postagens e ir conhecendo o processo. Se deixarmos sem programar, corremos o risco de procrastinar os posts e perder consistência. Quando você já os tem prontos, é só definir um horário na sua agenda e postar!

Em ambos os caminhos, vale a pena ter um bloco de notas no celular reunindo temas que você foi pensando ao longo dos dias. Assim, sempre que surgir uma ideia de conteúdo, você já anota para quando for criar os posts já ter um punhado de ideias. 

Outra dica que acho muito interessante é: em muitos casos, vale mais a pena começar pela legenda do que pela imagem.


5. Estabeleça uma meta e mantenha consistência

Enquanto estudava sobre Instagram, era frequente encontrar a indicação de fazer 3 posts no feed ao dia, e no mínimo 10 stories. No entendo, pela minha experiência acredito que o instagram funciona como uma dieta: existem várias opções eficientes que farão você atingir o seu objetivo, o segredo é encontrar aquela que você se adapta e executa. Não adianta colocar uma meta que logo na primeira semana você se frustrará e não dará continuidade. Por isso, comece com uma meta menor (um post por dia, ou um a cada dois dias), e reserve um horário na sua agenda para isso. Trata como um trabalho.

Uma estratégia que uso é sempre ter uma reserva de posts já prontos, assim apesar dos imprevistos do dia a dias nunca deixarei de postar por não ter ideia do que postar ou por falta de tempo. Afinal sempre tenho a minha "reserva de emergência". 


6. Foco no seu estilo de vida

Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas, por isso quem está te acompanhando quer se relacionar mais do que com o seu conhecimento técnico. O ponto principal é você e a sua personalidade. Mostre que você é único. Aos poucos compartilhe também o seu dia-a-dia além do seu conhecimento técnico. Esse ponto será fundamental para você se diferenciar de outras contas e conquistar seu público.

Próximo
Próximo

5 passos para profissionalizar o seu negócio